sábado, 17 de outubro de 2015

8* CONGRESSO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL - GRAMADO



    A Casa de Maurício esteve representada no Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, nos dias 1 a 4 de outubro de 2015, em Gramado. Éramos oito pessoas da Casa e tínhamos uma missão importante mas difícil a cumprir.
    No início a ansiedade com a grandiosidade da organização, os voluntários, a imensa livraria, a recepção calorosa, os palestrantes ilustres, os músicos maravilhosos que abriram o evento e depois se apresentavam nos intervalos.
    Havia, com certeza, uma organização eficiente em Gramado mas também no plano espiritual para que tudo desse certo. Havia a Mão de Deus abençoando as intenções e a vontade de cumprir a missão.
    Extasiados com tudo, tentamos absorver ao máximo os conteúdos e as mensagens. Mais do que o conhecimento puro, era a forma como ele chegava até nós que nos deixava sensibilizados.
    Nos sentíamos como se fôssemos um braço longo da Casa de Maurício que havia ido lá buscar e trazer um baú precioso com tesouros espirituais.
    Os temas foram muitos mas obedeciam a uma ordem sequencial e didática: a educação, a prevenção do suicídio, a reflexão pessoal sobre o que estamos fazendo para modificar-nos, a nova Era e suas expectativas, os adversários do bem, o sexo e a sociedade, o amor profilático dos transtornos obsessivos, a justiça divina e a erraticidade.
    Ainda tivemos no encerramento a palestra de Haroldo Dutra Dias refletindo sobre o verdadeiro espírita; a palavra do presidente da FEB, Jorge Godinho Neri avaliando o evento e sinalizando a missão verdadeira da conduta moral do espírita evangelizado; e, por fim, a presidente da FERGS anunciando o próximo congresso em 2017 e relatando como foi o planejamento espiritual dos últimos tres congressos.
    Não podemos deixar de comentar a participação das crianças e dos jovens no Congressinho Espírita que no encerramento fizeram uma bela e emocionante apresentação musical ( ver a foto acima).
    Agora só nos resta tentar aplicar o que aprendemos e compartilhar com os trabalhadores e os frequentadores da Casa os conteúdos do baú que trouxemos com tanto carinho.

2 comentários:

  1. Nos resta agradecer a Deus a oportunidade de poder participar dessa grandiosidade e pedir que nos auxilie na tarefa de propagar os conhecimentos, com amor e humildade.

    ResponderExcluir
  2. Nos resta agradecer a Deus a oportunidade de poder participar dessa grandiosidade e pedir que nos auxilie na tarefa de propagar os conhecimentos, com amor e humildade.

    ResponderExcluir